A contabilidade empresarial tem se tornado fundamental para companhias de todos os portes. Isso porque ela ajuda a melhorar seus processos financeiros e fiscais, garantindo um crescimento otimizado e adequado às normas governamentais.

Contando com um bom planejamento estratégico e tributário nessa área, é possível tornar as atividades organizacionais mais ágeis e confiáveis, além de reduzir custos com impostos, otimizar gastos e ter maior embasamento para direcionar investimentos corretamente.

Por esse motivo, o papel dos profissionais que atuam nesse campo (contadores, auditores contábeis, controllers etc.) tende a se valorizar fazendo com que eles sejam cada vez mais requisitados pelas corporações.

Vale ressaltar que os benefícios de se contar com procedimentos eficientes em contabilidade empresarial vão além de lançamentos e controles contábeis, podendo impactar positivamente nas estratégias de mercado, preços de vendas e tomadas de decisão dos gestores.

O que é a contabilidade empresarial?

Se existe um ponto em comum entre boa parte dos empreendedores é em relação ao que pensam sobre a questão tributária no país. Muito embora a quantidade de impostos, taxas e tarifas seja alta, principalmente para as empresas, de uma maneira geral, o retorno disso costuma ser insatisfatório. Isso sem falar nas dificuldades que a questão legal impõe aos gestores, como a necessidade de fazer um constante acompanhamento das alterações decorrentes da conjuntura política do país.

Por isso, há uma demanda crescente das empresas de se adequarem às exigências fiscais do governo, além de compreenderem os métodos utilizados na avaliação, verificação e detecção de incorreções e inconformidades nos relatórios contábeis das organizações, pois são métodos que a cada dia se mostram mais modernos e eficientes graças ao avanço da tecnologia.

O surgimento do SPED é um exemplo disso. O Sistema Público de Escrituração Digital é uma obrigatoriedade que veio para facilitar o relacionamento entre Fisco e contribuintes. Entretanto, não é incomum ver casos em que empreendedores, tanto de pequenas e médias empresas quanto de grandes companhias, encontram dificuldades para acompanhar as suas exigências.

Tendo isso em vista, as empresas precisam acompanhar esses aspectos com processos contábeis dinâmicos, eficazes e devidamente estruturados para as necessidades corporativas. E é nesse ponto que a contabilidade empresarial surge como solução.

Contabilidade Empresarial

A contabilidade empresarial envolve a soma de atividades e instrumentos contábeis direcionados ao âmbito empresarial, ou seja, às rotinas profissionais dentro das organizações. Ela inclui processos fiscais, tributários, previdenciários, legais e entendimento das legislações comerciais necessárias para o funcionamento das corporações.

Basicamente, a contabilidade empresarial engloba os processos contábeis orientados para manter uma empresa funcionando de forma regularizada junto ao governo. Além disso, ela também fornece relatórios, análises e estudos para que os gestores entendam melhor os aspectos econômicos do negócio. Assim, ela permite aos gestores basearem suas ações e decisões em critérios racionais, o que garante a eles agirem com maior segurança e eficácia na sua tomada de decisão.

Qual a sua relevância no mercado?

A contabilidade empresarial não diz respeito somente à burocracia (embora uma empresa precise se dedicar a ela também), que consiste no ajuste de processos tributários e fiscais da organização em conformidade com a legislação vigente. Ela também entrega soluções, ferramentas e informações à gestão, dando aos gestores maiores condições para a construção de estratégias econômicas mais eficazes.

Isso também garante a segurança necessária para embasar ações na hora de decidir sobre o futuro do negócio. Ou seja, a contabilidade empresarial entrega soluções e fornece suporte para a chamada contabilidade gerencial. Dessa forma, as ferramentas, rotinas e procedimentos técnicos, como inventários, relatórios, conciliações e livros diários, tornam-se instrumentos que fornecem dados gerenciais para os gestores conduzirem melhor suas empresas.

Vale também mencionar que a contabilidade empresarial está presente nas médias e grandes corporações por meio de diversas áreas e setores, como o de controladoria, de auditoria contábil e do departamento fiscal e tributário.

Parcerias

Escritórios de contabilidade voltados para a contabilidade empresarial também costumam ser vistos como parceiros importantes das organizações. Aliás, mais do que isso, eles são fundamentais para as empresas que não possuem profissionais e setores próprios para lidarem com processos ligados a essa área. Especialmente as médias, pequenas e microempresas, que podem ser regularizadas com maior facilidade por meio deles.

Sendo assim, vale lembrar que existe um grande mercado de trabalho para profissionais ligados à contabilidade. Entretanto, é importante ressaltar que se trata de um campo que exige muitas competências profissionais que envolvem capacidade de análise e compreensão de cenários.

É preciso ser capaz de processar dados, fazer avaliações e fornecer indicadores — ou outras informações — aos gestores. O objetivo é administrar a empresa de forma otimizada. É por isso que o profissional contábil moderno precisa ter habilidades e competências que vão além do trivial.

Como são feitos os processos e atividades da contabilidade empresarial?

Os processos e atividades da contabilidade empresarial são focados em diversos aspectos: trabalhistas, fiscais, tributários, previdenciários, legais, dentre outros que fazem parte da contabilidade de uma empresa. Eles são feitos por profissionais especializados, que podem ser contadores ou técnicos em contabilidade, conforme as incumbências e necessidades de cada tipo de processo.

Financeiro

Outros departamentos costumam auxiliar em tais atividades. É o caso do financeiro, no planejamento estratégico de finanças e em rotinas econômicas. Enquanto isso, o jurídico colabora na adequação e no aconselhamento em relação às leis e regulamentações.

Sobretudo, para fornecer apoio aos gestores na já mencionada contabilidade gerencial, é importante que as práticas adotadas estejam de acordo com as exigências governamentais e os padrões de excelência do mercado. Além disso, questões pontuais merecem atenção, tais como:

  • contas em bancos adequadamente “fechadas” ou em correspondência com os extratos respectivos;
  • provisões de décimo terceiro salário e de férias realizadas todo mês, tendo como base relatórios detalhados do departamento de RH;
  • amortizações, depreciações e exaustões contabilizadas com embasamento em controles do patrimônio;
  • custos, ativos, passivos, patrimônio líquido, despesas e receitas devidamente reconhecidas pelo regime contábil de competência;
  • estar em conformidade com situações organizacionais especiais, como no caso das empresas que exercem atividades imobiliárias, que devem contabilizar os custos orçados das obras. Além delas, cooperativas e instituições financeiras também necessitam de técnicas contábeis específicas.

De que forma ela pode ser útil?

A contabilidade empresarial traz uma série de benefícios para os agentes ligados a uma organização, sejam eles gestores, sejam colaboradores e até mesmo a própria empresa. Por isso, veja a seguir como ela colabora favoravelmente para cada um deles.

 

About us

   

J

 

 Jessica Stone

Project Manager

 

 Mark Bates

Consultant

We continually strive to be a great company. My company is committed to providing high-quality products and services to our customers.

My company conducts research and participates in a number of initiatives to constantly develop our sector of the industry and to contribute to society. My company is implementing a strategy to accelerate growth through innovation, and strengthening organizational and associates' capabilities. My company continuously seeks to develop technologies and products that will have a greater impact on workers' safety.

 

   

      

I highly recommend you to anyone!

You are so professional and polite, and did a great job! Keep it on, never stop and do your best! 

— Mark Smith, CEO of Smart Technology